Curso de ARBORIZAÇÃO


by admUniverde
19 Lessons
2 Students

Você inicia a partir de agora a estudar a Arborização Urbana. É um prazer tê-lo conosco. Esse material foi desenvolvido para apresentar de forma prática os princípios básicos de um modelo de arborização urbana que possa ajudá-lo na efetivação de um planejamento público eficaz e abrangente. Certamente você já se deu conta da carência da maioria das nossas cidades em executar um planejamento harmônico de toda a infra estrutura de suporte ao cotidiano das nossas populações.

Na verdade, estamos lançando um desafio a você de estudar as espécies arbóreas adequadas para cada logradouro público, adequação de árvores e equipamentos públicos, para que nossas cidades possam manter uma relação mais afetiva e usufruir dos benefícios oferecidos  pela adequada arborização urbana. Elencamos nesse manual os benefícios de arborização e listamos os impactos negativos, a fim de elucidá-los, e propormos técnicas para um planejamento adequado e permanente de arborização de praças, parques, vias públicas e espaços privados também.

Você está pronto para enfrentar esse desafio?

Então venha conosco!

Aulas

Introdução

O Autor Heli Schlickmann Contabilista, Técnico Agrícola, Administrador, Gestor ambiental, Pós graduado ( gestão e manejo ambiental, plantas ornamentais e paisagismo, plantas medicinais e aromáticas, gestão de cidades) MBA em 

Capítulo 1 – Noções Gerais de Arborização

Capítulo 1 – Noções Gerais de Arborização Objetivos de Aprendizagem Conhecer os aspectos gerais relacionados à arborização urbana; Estudar os problemas e os critérios adotados pelo poder público; Verificar a…

1.1 Princípios gerais da arborização

A prática da arborização no Brasil é relativamente nova quando comparada com os países europeus. Ela iniciou há pouco mais de 140 anos e  caracteriza-se pelo plantio de árvores em…

1.2 Aspectos importantes

De acordo com Ribeiro (2009), entende-se por arborização toda cobertura vegetal de porte arbóreo existente na cidade e que ocupa basicamente três espaços distintos: áreas livres de uso público e…

1.3 Problemas da falta de planejamento

Já vimos que o crescimento urbano desordenado gerou uma condição de artificialidade em relação às áreas verdes naturais. Isso trouxe vários prejuízos à qualidade de vida dos habitantes. Porém, parte…

1.4 Critérios adotados para planejamento  

Na seção anterior você conheceu os problemas decorrentes da falta de planejamento na arborização urbana. Mas por onde começar para evitá-los? O mais importante critério a ser considerado é a…

Resumo do capítulo 1

O Capitulo 1 – Noções Gerais de Arborização ensinou a você que as primeiras arborizações no Brasil ocorreram no Rio de Janeiro. Arborização é toda cobertura vegetal que ocupa áreas…

2.1 Arborização em vias públicas

O plantio de árvores em vias públicas deve ser feito apenas em calçadas (passeios) com largura mínima de 2,40m para edificações sem recuo e de 1,50 m nos locais em…

2.2 Arborização em praças e parques

Vamos concentrar nossos estudos agora nos parâmetros para áreas livres públicas. Você sabe o que compõe essas áreas? As áreas livres públicas são as praças, áreas remanescentes de desapropriação, parques…

2.3 Plantio de espécie arbóreas

Agora que você conhece as condições para arborização em vias públicas e em praças e parques, vamos nos dedicar a conhecer como se faz o plantio de espécies arbóreas. São…

Resumo do capítulo 2

Resumo   O capitulo 2 – Parâmetros para Implantação de Projetos de Arborização Urbana ensinou a você que a arborização em vias públicas deve ser feita apenas em calçadas. As…

Capítulo 3 – Escolha das Espécies Vegetais

Objetivos de Aprendizagem Conhecer as espécies utilizadas na arborização urbana; Destacar os tratos culturais nas espécies arbóreas; Explicar o processo de manutenção e controle fitossanitário.    Introdução Nessa parte dos…

3.1 Padrões de escolha das espécies

Já estudamos que as espécies arbóreas devem ser adequadas e compatíveis com os locais a serem arborizados a fim de evitar prejuízos às pessoas e aos bens públicos. A diversidade…

3.2 Tratos culturais após o plantio

Depois de conhecer as espécies mais utilizadas na arborização urbana, você precisa conhecer os cuidados especiais que precisa ter para que elas floresçam e as mudas possam chegar ao estágio…

Resumo do Capítulo 3

Resumo   O Capitulo 3 – Escolha das Espécies Vegetais mostrou a você a importância de se manter espécies adequadas e compatíveis com os locais a serem arborizados. Você conheceu…

Considerações Finais

Parabéns por ter acessado seu manual de arborização urbana! Como você pôde perceber, existem cidades preocupadas em dotar a coletividade de normas e procedimentos capazes de nortear uma nova postura…

Referências Bibliográficas

*Agência Municipal de meio Ambiente- AMMA- Goiânia –GO. Plano diretor de arborização urbana, 1997. *Prefeitura Municipal de Arujá-SP, Manual de recomendações técnicas para projetos de arborização urbana e procedimentos de…

Working Hours

  • Monday9am - 6pm
  • Tuesday9am - 6pm
  • Wednesday9am - 6pm
  • Thursday9am - 6pm
  • Friday9am - 6pm
  • SaturdayClosed
  • SundayClosed
Latest Posts

Teachers

Heli Schlickmann
CEO RedeVerde
Contabilista, Técnico Agrícola, Administrador, Gestor ambiental, Pós graduado ( gestão…