Curso de Arborização

Lista de desejos Compartilhar
Compartilhar curso
Link da página
Compartilhe nas mídias sociais

Sobre o curso

O Curso de Arborização Urbana foi desenvolvido para apresentar de forma prática, os princípios básicos de um modelo de arborização urbana, que possa ajudá-lo na efetivação de um planejamento público eficaz e abrangente. Certamente, você já se deu conta da carência da maioria das nossas cidades, em executar um planejamento harmônico de toda a infra-estrutura de suporte ao cotidiano das nossas populações.

Lançamos um desafio a você, para estudar as espécies arbóreas adequadas para cada logradouro público, adequação de árvores e equipamentos públicos, para que nossas cidades possam manter uma relação mais afetiva e usufruir dos benefícios oferecidos, pela adequada arborização urbana. Elencamos nesse curso, os benefícios de arborização e listamos os impactos negativos, a fim de elucidá-los, e propormos técnicas para um planejamento adequado e permanente de arborização de praças, parques, vias públicas e espaços privados também.

Você está pronto para enfrentar esse desafio?

Então venha conosco!

Ver mais

O que você aprenderá?

  • Compreender os princípios básicos da arborização urbana.
  • Identificar a importância do planejamento arbóreo nas cidades.
  • Avaliar as espécies arbóreas adequadas para diferentes espaços públicos.
  • Reconhecer os impactos negativos da má arborização e como evitá-los.
  • Aplicar técnicas para planejamento urbano sustentável e permanente.
  • Promover uma relação mais afetiva entre as pessoas e os espaços verdes.
  • Integrar arborização urbana a projetos de infraestrutura pública.

Conteúdo do curso

Apresentação

  • Boas Vindas!

Capítulo 01 – Noções Gerais de Arborização

Capítulo 02 – Implantação de Projetos de Arborização Urbana

Capítulo 03 – Escolha das Espécies Vegetais

Considerações finais

Referências Bibliográficas
- Agência Municipal de meio Ambiente- AMMA- Goiânia –GO. Plano diretor de arborização urbana, 1997. - Prefeitura Municipal de Arujá-SP, Manual de recomendações técnicas para projetos de arborização urbana e procedimentos de poda (2010). - Ribeiro, Flávia Alice Borges, revista da católica, Uberlândia, v1. n1 pg 224-237, 2009 www. catolicaonline. com.br/revistadacatolica - Proposta de alteração do plano diretor da Prefeitura Municipal de São José-SC, 2004. - EMBRAPA. Disponível em: Acessado em: 27 de julho de 2011. - MENDONÇA, M. G. Políticas e Condições ambientais de Uberlândia-MG, no contexto estadual e Federal. 2000. 198 f. Dissertação (mestrado em geografia). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia- MG. - MILANO, M. S. O planejamento da arborização, as necessidades de manejo e tratamentos culturais das árvores de ruas de Curitiba, PR. Floresta 17:15-21. 1987. - Informativo verde Itograss, ano XVIII n. 109 março/abril 2011. - Landgraf, Paulo Roberto Corrêa. Arborização urbana/ Paulo Roberto Corrêa landgraf, Newton José S. Prado. - Patrícia Duarte de Oliveira Paiva.- Lavras: UFLA/FAEPE, 2008. - www.ambientebrasil.com.br acessado em 20/06/2011. - Jornal Absoluto, Jaraguá do Sul-SC Ed. 2452 de 07 de julho de 2010. Editor Adelmo Luiz Muller. - Salvador, Marina. Levantamento da arborização nos passeios públicos no Bairro Centro do Muncípio de IçaraSC. UNESC- Criciúma SC, 2010. - Largura, Vanessa Santos. Apostila de jardinagem, UNITAGRI, Camboriú-SC 2005 www.laborall.eu acessado em 30 de julho de 2011 Prefeitura Municipal de Florianópolis. Disponível em Acesso em 20/06/2011. - Prefeitura Municipal de São Paulo-SP, Manual Técnico de Arborização Urbana, Secretaria do verde e meio ambiente, 2º edição 2005. - Cadorin, Danielle Acco. Característica da flora arbórea de quatro escolas de Pato Branco -PR, Sociedade Brasileira de Arborização urbana REVSBAU Piracicaba-SP V6 nº 2 pg 104-124 2011.

E-book completo

Avaliações sobre o curso

Nenhuma revisão ainda
Nenhuma revisão ainda