Curso de ARBORIZAÇÃO


by Heli Schlickmann
20 Lessons
2 Students

Você inicia a partir de agora a estudar a Arborização Urbana. É um prazer tê-lo conosco. Esse material foi desenvolvido para apresentar de forma prática os princípios básicos de um modelo de arborização urbana que possa ajudá-lo na efetivação de um planejamento público eficaz e abrangente. Certamente você já se deu conta da carência da maioria das nossas cidades em executar um planejamento harmônico de toda a infra estrutura de suporte ao cotidiano das nossas populações.

Na verdade, estamos lançando um desafio a você de estudar as espécies arbóreas adequadas para cada logradouro público, adequação de árvores e equipamentos públicos, para que nossas cidades possam manter uma relação mais afetiva e usufruir dos benefícios oferecidos  pela adequada arborização urbana. Elencamos nesse manual os benefícios de arborização e listamos os impactos negativos, a fim de elucidá-los, e propormos técnicas para um planejamento adequado e permanente de arborização de praças, parques, vias públicas e espaços privados também.

Você está pronto para enfrentar esse desafio?

Então venha conosco!

Lessons

Introdução

Author: Heli Schlickmann

O Autor Heli Schlickmann Contabilista, Técnico Agrícola, Administrador, Gestor ambiental, Pós graduado ( gestão e manejo ambiental, plantas ornamentais e paisagismo, plantas medicinais e aromáticas, gestão de cidades) MBA em 

1.2 Aspectos importantes

Author: Heli Schlickmann

De acordo com Ribeiro (2009), entende-se por arborização toda cobertura vegetal de porte arbóreo existente na cidade e que ocupa basicamente três espaços distintos: áreas livres de uso público e…

Resumo do capítulo 1

Author: Heli Schlickmann

O Capitulo 1 – Noções Gerais de Arborização ensinou a você que as primeiras arborizações no Brasil ocorreram no Rio de Janeiro. Arborização é toda cobertura vegetal que ocupa áreas…

2.2 Arborização em praças e parques

Author: Heli Schlickmann

Vamos concentrar nossos estudos agora nos parâmetros para áreas livres públicas. Você sabe o que compõe essas áreas? As áreas livres públicas são as praças, áreas remanescentes de desapropriação, parques…

Resumo do capítulo 2

Author: Heli Schlickmann

Resumo   O capitulo 2 – Parâmetros para Implantação de Projetos de Arborização Urbana ensinou a você que a arborização em vias públicas deve ser feita apenas em calçadas. As…

Resumo do Capítulo 3

Author: Heli Schlickmann

Resumo   O Capitulo 3 – Escolha das Espécies Vegetais mostrou a você a importância de se manter espécies adequadas e compatíveis com os locais a serem arborizados. Você conheceu…

Considerações Finais

Author: Heli Schlickmann

Parabéns por ter acessado seu manual de arborização urbana! Como você pôde perceber, existem cidades preocupadas em dotar a coletividade de normas e procedimentos capazes de nortear uma nova postura…

Referências Bibliográficas

Author: Heli Schlickmann

*Agência Municipal de meio Ambiente- AMMA- Goiânia –GO. Plano diretor de arborização urbana, 1997. *Prefeitura Municipal de Arujá-SP, Manual de recomendações técnicas para projetos de arborização urbana e procedimentos de…

1.5 Legislação

Author: Heli Schlickmann

Existem leis para a arborização urbana. E estas leis dizem que é de competência das prefeituras executar e manter a arborização urbana. De acordo com o estatuto das cidades, toda…